Praha Metro System
O sistema de metro de Praga é algo que se pode considerar impressionante. Tendo em conta a dimensão de Praga e da Republica Checa quando comparada com outras cidades europeias é impossível não realçar o facto do Metro movimentar diariamente 1,5 milhões de passageiros (aproximadamente 10% da população do país). Este número faz do Metro de Praga o 7º mais movimentado da Europa e 19º do mundo (o Metropolitano de Lisboa surge no 51º lugar da lista).
Metro a passar na estação de Mustek.
O Metro de Praga possui três linhas A (verde), B (amarela) e C (vermelha). A primeira linha a entrar em operação foi a C em 1974, funcionando apenas entre Florenc e Kacerov. Mais tarde (1978) abre a linha A e só em 1985 é que o Metro começa a transitar na linha B. Na totalidade, o sistema de Metro conta com 57 estações e percorre 59 quilómetros.
A construção do Metro é altamente impulsionada pelas influências comunistas pelo que, antes da queda do governo controlado pela Rússia, aquando da Revolução do Veludo (1989), existiam grandes marcas da propaganda do regime comunista nas estações de Metro. Após a revolução, todas as referências ao comunismo foram retiradas e os nomes de estações relacionados com o regime foram alterados. Algumas dessas influências podem ainda hoje ser encontradas na estação de Andel (antigamente chamada de Moskevská - Estação Moscovo) na linha amarela.
Em 2002 parte das estações do sistema de Metro foram inundadas pelas cheias que destruíram grande parte da Bohemia. Com prejuízos directos a rondar os 7 mil milhões de coroas - aproximadamente 280 milhões de euros - e com estações inutilizáveis durante mais de meio ano, este acidente teve grande impacto nos habitantes de Praga pois grande parte utiliza os sistema diariamente. Hoje podem encontrar-se placas onde mostram a altura da água aquando das inundações em estações como Muzeum ou Mustek.
Uma curiosidade do sistema de Metro de Praga é que a estação de Namesti Miru (A) possui a maior escada rolante da Europa, com 100 metro de comprimento e sendo necessários dois minutos e meio para a percorrer.
Se um dia vierem para cá, preparem-se para decorar esta frase: Ukončete, prosím, výstup a nástup, dveře se zavírají. Significa qualquer coisa como "Por favor parem de entrar ou sair da carruagem, as portas vão fechar" e, como é óbvio, é repetida sempre que se vão fechar as portas.
Exemplos da propaganda comunista que ainda hoje se podem encontrar na estação de Andel.
Em 2002 parte das estações do sistema de Metro foram inundadas pelas cheias que destruíram grande parte da Bohemia. Com prejuízos directos a rondar os 7 mil milhões de coroas - aproximadamente 280 milhões de euros - e com estações inutilizáveis durante mais de meio ano, este acidente teve grande impacto nos habitantes de Praga pois grande parte utiliza os sistema diariamente. Hoje podem encontrar-se placas onde mostram a altura da água aquando das inundações em estações como Muzeum ou Mustek.
Muzeum - uma das mais movimentadas estações de Praga.
Uma curiosidade do sistema de Metro de Praga é que a estação de Namesti Miru (A) possui a maior escada rolante da Europa, com 100 metro de comprimento e sendo necessários dois minutos e meio para a percorrer.
Se um dia vierem para cá, preparem-se para decorar esta frase: Ukončete, prosím, výstup a nástup, dveře se zavírají. Significa qualquer coisa como "Por favor parem de entrar ou sair da carruagem, as portas vão fechar" e, como é óbvio, é repetida sempre que se vão fechar as portas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário