10 de fevereiro de 2011

changes

As coisas mudaram desde que voltei para Portugal e até que embarquei para mais uma paródia europeia. Não falo do país ou como o vejo, porque isso já eu gabei. Falo das pessoas e falo de mim. 

Existe em todo lado e para toda a gente, ligações que não resultam. Todos temos pessoas com quem não simpatizamos e que agradecemos a minimização do contacto pessoal. É normal e não faz de nós melhores ou piores.

Estranha e contrariamente ao que acontecia há seis meses atrás, e desconsiderando o lapso temporal, as coisas mudaram da noite para o dia. Passar do evitar contacto para uma "quase" amizade bastante descontraída parece-me de todo muito surreal. O que terá causado tal alteração de opinião? Não faço a mínima ideia... mas posso dissertar sobre isso.

É certo e sabido que estas coisas do estrangeiro mudam as pessoas. Eu reconheço algumas mudanças e terceiros reconheceram outras... mas não parece que seja uma mudança destas que explique este processo. Para melhor ou para pior, com coisas melhoradas ou pioradas, não estarei muito longe da linha habitual.

Não pode também ser por causa da responsabilidade. Afinal, e apesar ser na altura Erasmus (e a toda a irresponsabilidade a isso associada), eu tinha o meu trabalho e fazia-o sem vacilar. Não é agora que não tenho esse rótulo que sou mais responsável. Culturalmente e linguisticamente não estou melhor. Ignorando os seis meses em Portugal, só tenho mais 15 dias de Republica Checa que no dia em que me fui embora.

Resta-me imaginar que pode ter sido por ter perdido peso... mas é verdade que nunca fui obeso ;)

Seriamente, parece-me que as coisas andam a mudar e eu estou a passar ao lado...
...ao menos, que seja para melhor :)
Do vosso correspondente em Praga
Na Shledanou

Um comentário: